A tecnologia está mudando quase todas as coisas que as pessoas fazem no mundo, e o setor de robótica continua se expandindo ainda mais pelo mundo. Robótica para crianças é um dos temas mais discutidos atualmente na educação.
O que as escolas estão fazendo para preparar nossos filhos para o futuro da tecnologia e seus novos desafios?
A robótica como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil.
Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência.
Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.
Robótica para Crianças: Aprender Fazendo é Melhor
Desde o século 19, nós estamos acostumados a entrar em salas de aula, sentar em nossas carteiras, abrir nossos livros e… O que? Absolver de maneira passiva todo o conteúdo que está sendo passado pelo professor.
O problema é que… nosso cérebro não funciona bem assim para aprender.
Pesquisas recentes estão começando a descobrir as grandes vantagens de se aprender de maneira prática. Essas metodologias de aprendizados são chamadas “Metologias Ativas”.
Qual é a melhor maneira de se ensinar robótica para crianças? Com uma aula expositiva de 60 minutos sobre resistências? Ou uma atividade lúdica mão na passa sobre resistores?
A segunda opção é a melhor, segundo pesquisas.
É por isso que na Barco Voador, nós desenvolvemos projetos mão-na-massa reais que estimulam o aprendizado de maneira totalmente prática e divertida.
No projeto “A Máquina de Artes” por exemplo, nossos pequenos “Marujos” (é assim que são chamados nossos pequenos desenvolvedores), são desafiados a construírem com suas próprias mãos uma máquina do zero.
Engrenagem por engrenagem os pequenos são desafiados a criarem uma solução do zero, somente com suas instruções de montagem.
O que se encaixa? O que não? Por que? Como? Quais são as variações de montagem? O que muda?
É uma ótima abordagem de robótica para crianças.
Clique-aqui para saber mais como adquirir o projeto “A Máquina de Artes.
Robótica para Crianças: Quem Não Gosta de Desafios?
Nada desmotiva mais os pequenos do que formas de aprendizado lineares e totalmente previsíveis. Por isso o que você ainda não sabe sobre robótica para crianças é: Desafios são incríveis!
E o desafio de hoje é… montar um robô que anda em suas duas pequenas pernas!
Como não resistir a um desafio?
Tudo que começa com um desafio tem um engajamento muito maior com os nossos pequenos marujos.
Nosso objetivo, em nossos projetos mão-na-massa guiados é criar experiências de aprendizados que comecem sempre com um desafio de montagem.
Adote estratégias baseadas em desafios e você verá o aumento do engajamento dos pequenos.
Robótica para Crianças: Múltiplos Temas para se Aprender
É comum as pessoas pensarem que robótica para crianças pode se resumir a pequenos circuitos eletrônicos e simples robôs, mas não é!
Primeiro, pois robótica não precisa necessariamente de fontes de energia e/ou coisas automatizadas para ser ensinada.
As vezes é simplesmente possível ensinar um pouco de ciências e robótica com uma catapulta mecânica, já pensou nisso?
Por exemplo, um de nossos projetos mão na massa é o “Jogo da Catapulta” onde nossos pequenos marujos são desafiados a montarem uma catapulta totalmente do zero.
Além da atividade de montagem, depois eles são convidados a criarem o próprio jogo de arremessos com bolinhas, com um pequeno detalhe… a catapulta vem com um sistema para medir a angulação do arremesso!
Pronto! Depois de fazer toda a montagem e aprender todo o funcionamento, é ainda uma ótima oportunidade para se falar com eles sobre angulação e experimentação de maneira prática e divertida!
Robótica para Crianças: Experimentação é Essencial
Qual criança não gosta de fazer experimentação?
Nós fazemos experimentação o tempo inteiro em nossas vidas, desde crianças, então por que não utilizar essa metodologia para o ensino de robótica para crianças?
Se o desafio do dia for criar um projeto de carrinho de controle remoto, por que não podemos testar inversões de circuitos? O que acontece? O que muda?
Por que?
Os modelos de ensino que conseguem empregar a tentativa e erro são extremamente eficazes em robótica para crianças.
É assim que desenhamos nossos projetos mão na massa para serem desenvolvidos por crianças e adolescentes de 7-14 anos. Quer saber mais?
Robótica para crianças é uma ótima oportunidade para ensinar e inspirar futuras gerações de engenheiros, artistas e criadores!